segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Luis Camnitzer: "Todos deveriam ser artistas"

Luis Camnitzer: "Todos deveriam ser artistas"


Qual a relação entre arte e Educação?
Camnitzer Quando damos importância à comunicação entre o artista e o público por meio da obra, a peça deixa de ser objeto de contemplação e a atividade artística nivela-se à Educação. Isso quando se entende que essa última não se limita a transferir dados, mas a gerar especulações por parte dos estudantes. Nesse sentido, as informações e os exercícios dados pelo professor deveriam equivaler à obra do artista. Quem vai a uma exposição ou quem freqüenta uma sala de aula deveria ter sempre a sensação de ter participado de um processo criativo memorável e sair dali se sentindo preparado para inventar os próprios meios. Quero que os visitantes da Bienal tenham contato com essa idéia e se proponham, a partir daquele momento, a fazer de cada uma de suas aulas uma peça artística, na qual os alunos possam descobrir a si mesmos, reinventar e reordenar o Universo e assumir o papel de criadores, e isso vale para todas as disciplinas.

Quais são os erros mais comuns que os professores cometem em suas aulas?
Camnitzer Confundir arte com artesanato e priorizar o "como fazer". Em uma classe com muitos alunos, é compreensível que o professor não tenha tempo de interagir com cada um e que tudo termine em forma de conferência e exercícios de comparação relativa. Mas os professores devem lutar contra os obstáculos que lhes impõe o sistema escolar. Supõe-se que é mais importante saber ler e escrever do que fazer arte. É hora de convencer as autoridades de que essa percepção é reacionária. A arte é uma forma de conhecer, de especular, de propor e de resolver problemas. Ainda que escrever e ler sejam exemplos de codificar e decodificar, a arte também é uma forma de criar códigos. Portanto, ler e escrever deveria aparecer como uma subcategoria artística. Temos ainda outro equívoco: pensar a arte como uma forma de auto-expressão. Ainda que seja isso também, ela é antes de tudo um instrumento de comunicação. Se nos limitarmos à auto-expressão, o rigor desaparece. E a arte necessita dele tanto quanto a ciência, cada uma dentro dos critérios.

Qual deveria ser o principal objetivo do ensino de Arte nas séries iniciais?
Camnitzer Ajudar o estudante a elaborar problemas e buscar soluções, fazendo com que ele pense e analise o desafio. Se a proposta é um desenho de natureza-morta, a utilidade da atividade não está em fazer cópia, mas em como os pontos do modelo serão transferidos para o papel, quais serão usados e quais serão descartados, como passar do tridimensional para o bidimensional. Ainda que o resultado já esteja determinado, há muito a especular e entender. Ou seja, o problema é ver o que acontece com a informação quando passa de um estado a outro e o que se perde e o que se ganha com esse processo. Assim, esse desenho da natureza-morta se torna um processo mais interessante e fértil. 



Para saber mais sobre Luiz Camnitzer: http://en.wikipedia.org/wiki/Luis_Camnitzer

Nenhum comentário:

Postar um comentário